Você sabe o que são pneus de primeira linha e segunda linha?

Você provavelmente já se deparou, em algum momento ao pesquisar sobre pneus, que há uma divisão de categorias chamadas de “pneus de primeira linha” e “pneus de segunda linha” ou “secundários”, mas pode ter ficado com dúvida sobre o que exatamente é isso e o que essa divisão interfere na hora de adquirir os novos pneus do seu veículo.

Da mesma forma que acontece em outros segmentos, como relógio, roupas e diversos produtos, no mundo dos pneus também têm aqueles que custam mais caro e entregam uma qualidade melhor, e os que custam mais barato mas que na teoria tem a mesma função primária. Como assim? Um relógio de uma marca pode custar 10x mais que o relógio de outra marca por conta de diversos fatores, porém na teoria entregam o mesmo resultado: mostrar a hora.

No caso dos pneus, os considerados de “primeira linha” possuem um custo de produção maior para a marca e, consequentemente, será vendido por um preço maior em comparação a um pneu de “segunda linha”, já que este possui características um pouco inferiores que barateiam a sua produção. Ambos vão entregar o mesmo resultado, porém deve-se levar em consideração fatores diferenciais como: tempo de duração – em média 50 mil km para pneus de “primeira linha” e 40 mil km para os de “segunda linha”; índice de carga ou velocidade; carcaça do pneu; profundidade do sulco e banda de rodagem, tecnologias utilizadas, entre outros diferenciais.

Tal prática é bem comum no mercado e as grandes empresas não podem ignorar o fato de que existe uma grande diferença na condição social da população, ou seja, o objetivo é de ampliar o público alvo e atingir um maior número de pessoas independente da situação financeira, levando qualidade e segurança a todos, porém com pequenos diferenciais.

Grandes marcas do mercado, conhecidas mundialmente pela qualidade e reputação durante anos de história, possuem linhas secundárias de pneus, por exemplo: Michelin, Continental e Goodyear. Confira, abaixo, a “segunda linha” de cada fabricante:

Michelin: BFGoodrich, Uniroyal e Tigar
Continental:, Barum, General Tire(GT), Viking e Euzkadi
Goodyear: Kelly Tires e Direction

É importante frisar que: pneus de “segunda linha” não necessariamente são piores. Eles oferecem segurança ao condutor e são devidamente regulamentados, ou seja, a venda não é ilegal, apenas é feito para que todos possam ter condições de comprar pneus para o veículo, assim como modelos diferentes de relógios, roupas e etc.

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