Os pneus para carros elétricos são diferentes, você sabia?

Como já dito anteriormente em outros textos, o pneu é uma das partes mais importantes do veículo. Equipar o seu carro com o pneu correto é de extrema importância para o bom funcionamento do mesmo, porém, você sabia que os carros elétricos são equipados com pneus diferentes dos demais?

Por conta do alto torque e potência que os veículos elétricos possuem em comparação aos veículos com motor a combustão, os pneus precisam entregar maior aderência e absorver mais os impactos, proporcionar uma precisão de direção maior, ter uma alta capacidade de frenagem, além de possuir uma baixa resistência ao rolamento, fornecendo ao condutor mais segurança e autonomia durante a condução.

Outro ponto importante a se destacar é que os carros elétricos e híbridos são mais pesados por conta das baterias, ou seja, é necessário que o pneu seja mais resistente e reforçado para que possa suportar o peso sem afetar sua vida útil.

Quando se trata de estrutura para a produção do pneu, não há diferença. Ambos os modelos possuem talões, camada estanque, banda de rodagem e ombros, porém estes materiais são revistos e reforçados, além de contar com uma banda de rodagem mais sofisticada, para se tornar mais resistente de forma que o peso seja suportado e não ocorra um desgaste prematuro do pneu.

Posso usar pneus de veículo com motor a combustão em veículo elétrico?

De acordo com especialistas do segmento, não é recomendado porque os pneus provavelmente vão se desgastar com mais rapidez por conta do peso extra. Outro fator é que a aderência de frenagem pode ser impactada devido ao alto torque e potência que os veículos elétricos possuem, além de prejudicar a autonomia do carro.

E aí, curtiu o conteúdo? Fique ligado em nosso blog para ter acesso a este e outros textos!

Texto: Thiago Revoredo
Capa: Aline Costa
Publicação: Mateus Pacheco